terça-feira, 14 de julho de 2009

Diplomas, Pra que te-los?



Inauguro esse blog citando um assunto que tem servindo de brincadeira, e até motivo de piada pra muitos (inclusive eu hehe) o não necessidade de um diploma pra exercer o jornalismo, é engraçado, dia desses falando com um amigo meu, ele chegou a comentar que isso era revoltante e tal, pois em todos os seguimentos específicos do Mercado era necessário um diploma pra trabalhar ( o mesmo blá blá blá de sempre), enfim, até concordei... e depois conversando via twitter com uma amiga que dizia estar com dificuldade em matemática na faculdade (pra quem não sabe esse é meu ramo) , perguntei: "mas esse cara é licenciado?" ela comentou que ele era arquiteto, e estava usando o seu "feeling profissional" pra dar aulas, enfim, comecei a refletir, e lendo uma entrevista do colunista da Folha De São Paulo, Gilberto Dimenstein, ele cita que pra ele é muito mais importante um professor com feeling de mercado do que um professor titulado, imediatamente me vieram essas duas questões em mente, nessa mesma entrevista (que é de 2007) ele cita que quando entrou no mercado não era necessário um diploma em jornalismo (assim como hoje) porém os jornalistas formados são mais técnicos, o que me levou a seguinte reflexão:

O que é mais importante: O título ou o feeling?
O fato é que a maioria dos jornalistas ficaram putinhos da vida com essa nova lei, mas os professores já vem a muito tempo perdendo o lugar pra engenheiros, administradores, bancários teólogos etc... não digo que concordo ou discordo, mas de fato existem sim engenheiros ensinando melhor que licenciados (sim é uma minoria dos engenheiros que dão aulas boas mas existem) o que eu realmente acho é que ambos trabalham lado a lado não adianta um cara saber tudo e não saber dar aulas (seja licenciado ou não) e não adianta um cara ter apenas um diploma de jornalismo mas não ter a vivência nos temas abordados, ou ter a vivência no tema e não saber passar pro papel... o cara quer dar aulas? que se licencie ao menos em disciplinas básicas de pedagogia, o cara quer ser jornalista? que tenha pelo menos conhecimentos básicos, seja claro e preciso ao passar suas informações e conheça bem sua fontes... ou seja apesar de importante, o diploma não é um fator determinante, mas sim saber trabalhar na área pretendida.

O bom senso deve nortear os profissinais e seus contratantes.
Vida Longa e próspera \\// _


PS: Pra ser professor pelo menos preciso do diploma de alguma coisa, jornalismo...Não kkkkkkkk
(Não deu pra segurar rsss)

Um comentário:

  1. bom axo q vou responder ao título desse post:
    Diplomas. Pra que tê-los?! Pra poder ser mais um assalariado na cidade de Deus....e fazer piadinhas infames sobre jornalistas! Ass.: tat - publicitária, agendadora do futuro e agora tb jornalista (piadinha a qual me referia)rs

    ResponderExcluir